quinta-feira, 30 de junho de 2011

High Tech Mesmo!

A televisão e o modo de vê-la está sofrendo uma revolução. Sim, a partir de agora a televisão que estamos acostumados a ver vai se tornar passado. Chegou a IPTV, a sigla em inglês para “televisão via internet”.


Com a tecnologia desenvolvida hoje em diferentes aparelhos e ferramentas, priorizando a eficiência, agilidade, facilidade e comodidade do usuário, a televisão não poderia ficar de fora. A IPTV permite que as pessoas possam ver seus programas favoritos a qualquer hora por meio da conexão de banda larga, podendo assisti-los tanto no computador quanto na própria TV. Agora o usuário poderá escolher sua programação de acordo com seus gostos e seus horários.


No entanto isso significa o fim da televisão? Para muitos sim, de acordo com o jornalista americano especializado no mercado da tecnologia, Andrew Kantor “O formato atual, com emissoras mantendo seus próprios canais, onde a programação é organizada de acordo com os interesses de poucas pessoas, está em decadência aberta”.
O beneficío de ter apenas programas de seu interesse é grande, porém isso pode fazer com que as pessoas fiquem de alguma forma alienadas aos assuntos que não estão dentro desse mundo. Espectadores que não incluem telejornais em seus programas estarão completamente desconectados com as informações passadas, fato que ao ligar a TV ”normal” o espectador não tem como fugir a acaba vendo parte ou todo o programa a espera do próximo.


É, parece que esta tudo mudando... As interfaces são múltiplas, um exemplo é o Lost, seriado sobre os sobreviventes de um desastre de avião que estão desaparecidos em uma ilha deserta, em que são os espectadores que mandam. As diversas pistas e segredos estão espalhados em blogs, sites e até em secretarias eletrônicas. Fazendo com que o publico não apenas assista o programa, mas também ajude a desvendar o mistério da série.


A evolução tecnológica esta clara, hoje todos querem participar deste mundo de interação. De acordo com o jornalista americano Chris, editor-chefe da revista Wired, antigamente 20% do que as emissoras, editoras e estúdios lançavam eram hits. Hoje 99% de tudo que é produzido pode dar algum tipo de lucro. Tendo como exemplo o Youtube, site onde o usuário pode postar vídeos para todo verem, sendo que muitos feitos por pessoas anônimas tornam-se virais e conhecidos. O mundo esta na interação e as pessoas querem cada vez mais participar desse mundo.


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