domingo, 12 de junho de 2011

Sim. Estamos na Era Digital

A nova ordem imposta pela evolução tecnológica esta mudando os padrões de fazer jornalismo. Grandes jornais e emissoras de televisão estão tendo que se adaptar não somente com o web jornal, mas também transpô-lo para as redes sociais.
A “Folha de São Paulo”, o maior jornal do país, teve que adotar o Twitter como meio de comunicação, no entanto a forma de comunicar é diferente do que em um jornal impresso. O jornalista responsável pelo website do jornal, José Roberto Toledo, precisou se adequar com a maneira de se comunicar pelo meio, e se deparar com questões de como deve se posicionar. Toledo levanta a questão: Posso falar no Twitter de modo pessoal, quando estou passando uma informação do jornal?

Existem controvérsias sobre a extinção do jornalismo impresso, levando em conta as facilidades que encontramos em meios digitais e que qualquer um pode publicar noticias e fazer o papel de um jornalista. Os internautas apenas reproduzem o que um jornalista de um jornal ou canal de televisão publicou, logo não estão fazendo jornalismo, pois o papel de um jornalista é a apurar os fatos e os informar aos leitores. Não apenas reproduzir o que já foi dito.

A ampliação dos veículos que podem ser difundido o jornalismo faz parte de uma evolução constante do mundo, que certamente não parará por aqui. Essa adequação esta sendo feita por grandes empresas de comunicação e deve ser ampliada e qualificada. O bombardeio de informações e notícias faz parte do mundo em que estamos inseridos. E a interatividade que as redes sociais permitem é um espaço para discussão e exposição de opiniões dos internautas, que na grande maioria das vezes, são buscadas em jornais e canais de TV respeitados e reconhecidos.



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